quinta-feira, 16 de julho de 2009

Perdida na periferia de London



Fui no show da Madonna na O2 Arena que é em North Greenwich, lugar bem longe da minha casa. O show foi maravilhoso!!! Ele é realmente demais, é uma artista de verdade: canta, dança, interage com o público. Enfim foi um show mesmo! Fiquei maravilhada!

Depois do show..o tumulto da volta! O bus que eu tinha planejado pegar, não estava saindo da parada dele. Foi uma confusão! Peguei um bus que eu sabia que em determinado ponto eu poderia descer e pegar outro bus em direção a minha casa. O grande problema foi que este bus não falava as paradas nem tinha a legenda! (o transporte aqui é muito bom, tanto no trem quanto no bus falam o nome da próxima parada). Quando vi, chegou o final da minha e todo mundo desceu. Estava eu em Stratford. Vi um terminal de onibus bem grande e pensei: vários ônibus partem daqui, certo que tem um que vai para perto da minha casa. Fui então procurar..procurar. Olhei o mapa dos ônibus e nada! Então, vi no mapa das paradas que, numa rua próxima, tinha um bus que iria para Oxford (não é perto de casa, mas é uma região central que conheço bem e saberia como voltar para casa). Então, fui eu procurar a parada. Andei uma quadra e comecei a ficar com medo. Carros passavam falando várias coisas que não entendi por não fazer parte do meu vocabulário, mas senti que coisa boa, não era! Eu estava vestida bem a vontade, com saia, blusinha e havaianas, já que estava no show. E, em plena Inglaterra, eu era a única pessoa branca que tinha na rua e todos me olhavam como se eu fosse uma aberração por ser branca. Passei por diversas boates de rap...e nada de achar a parada. Fiquei com medo de pedir informação, pois iam ver de cara que eu era estrangeira perdida. Tentei manter a naturalidade e continuei andando. (mas morrendo de medo por dentro! hehe) Como não tinha certeza que estava no caminho certo, voltei para a parada de Straford (correndo!!). Lá, estudei o mapa com calma e vi que aquele caminho (horrível!) era o certo. Peguei toda coragem que restava em mim e....corri..corri! Fui correndo naquela rua cheia de rappers, falando várias coisas até..tcham tcham! Avistei o 25 para Oxford. Entrei correndo no bus com uma sensação de alívio. O trajeto foi longo e, ao longo dele, vi muitas coisas: 5 carros da polícia abordando um cara sozinho num carro (possível traficante); 8 carros da polícia encurralando 2 mulheres numa esquina.

Fiquei pasma e dei graças a Deus que vivo num bairro que posso caminhar a noite na tua sem preocupações!! O meu pavor foi muito pior de quando estava com as gurias (se elas estiverem lendo vão lembrar do fato) e nos perdemos em POA tentando achar uma festa e paramos naquele morro das antenas depois do Partenon!

Duas horas e meia depois, cheguei em casa! Estava tão agitada que não conseguia dormir..fui dormir mais de 4hs, quando já estava claro (agora, no verão, escurece depois das 22hs e começa a clarear antes das 4hs!).

Em suma, a periferia de Londres deve ser tão perigosa quanto a periferia de POA. A diferença é que aqui a polícia atende de imediato todas as chamadas e chega ao local muito rápido. Já no Brasil, cansei de ligar para a polícia e a viatura nunca chegar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário